PLANEJAMENTO PARA O SEU PROJETO CULTURAL.

Planejamento Para Seu Projeto Cultural.

PLANEJAMENTO PARA O SEU PROJETO CULTURAL.

Quando pensamos em planejamento estratégico, várias imagens complicadas, números e tabelas surgem em nossa mente. Mas o assunto não é esse bicho de sete cabeças, não! Pelo contrário, existem formas simples e até divertidas de se montar uma estratégia para seu projeto cultural.

Pensando neste contexto, a Ativaz separou alguns métodos que podem te auxiliar a montar um bom projeto, com um plano estratégico eficaz.

 

O QUE É?

Planejamento Estratégico, como o próprio nome já diz, é o processo de criação de um plano para definir metas, organizar ações, ver o lado positivo e negativo do seu projeto.  É a porta de entrada para investir em inovação, cultura organizacional e ações que funcionem como respostas a um ambiente de constante mudança no mercado.

Existem diversos tipos de planejamentos, mas alguns se destacam pela eficácia: O Brainstorming, a Árvore de Problemas, o Mapa Mental e a Análise SWOT.

 

BRAINSTORMING – TROCA DE LIVRES IDEIAS

Brainstorming é traduzido como “tempestade de ideias”. E o método nada mais é do que este: uma enxurrada de ideias diversas que surgem durante debates. Para Munhoz (2017, p.38), o Brainstorming tem a finalidade de captar ideias com a subsequente reorganização deles para facilitar a compreensão de determinado assunto específico”

Essa técnica deve ser realizada a partir de uma equipe multidisciplinar e que fique ciente do contexto que será abordado. No caso do seu projeto cultural, você pode envolver os integrantes que irão participar da execução. Os envolvidos precisam se sentir livres e confortáveis para que suas contribuições possam correr livres, sem censura ou até autocrítica.

Após um levantamento geral das principais ideias, é necessário organizar todas as informações que surgiram ao longo da discussão. Para isso, analisamos os aspectos dos pontos apresentados, hierarquizando o grau de importância, para logo depois definir a melhor linha de trabalho para resolver o assunto.

ÁRVORE DE PROBLEMAS – PENSANDO EM CAUSA E EFEITO

O método da árvore de problemas segue uma linha parecida com o Brainstorming. Ele também é feito em equipe, onde a questão levantada é posta em discussão para identificar o problema e organizar as ideias que surgirem, para encontrar soluções criativas.

 A árvore de problemas em sua maioria é desenhada com a metáfora de uma árvore, onde as raízes são as causas, o tronco é o problema central, e os galhos, os efeitos ou suas consequências. 

Um exemplo:

A utilização dessa ferramenta amplia o potencial de sucesso na resolução de problemas, tendo a capacidade de identificar com mais clareza quais são as causas de um determinado problema, quais seriam suas consequências, e como resolver.

 

MAPA MENTAL – VISUALIZAÇÃO DO FLUXO DO PENSAMENTO

O mapa mental é uma estratégia que conta com a imagem para a construção visual do processo de estruturação e organização da ideia. É uma tentativa de registrar como o fluxo de pensamentos humanos ocorre, até chegar a resposta final.

Em um projeto, sempre existe a ideia central, a qual deu origem a tudo, e logo depois os diversos pensamentos, questionamentos e necessidades que vem com ela. O mapa mental serve para segmentar e interligar tudo isso, tornando mais fácil a visualização geral do fluxo de nossos pensamentos.

Veja um exemplo:

A complexidade de um mapa mental varia de acordo com a questão em evidência, podendo ser mais simples, ou ter diversas camadas e questões. Todo o processo deve ser registrado através de diagramas que desencadeiam ideias diferentes (sempre interligadas).

 

MATRIZ SWOT – ANÁLISE DE AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

A palavra SWOT é uma abreviação em inglês para quatro princípios básicos do método:

  • Strengths – forças
  • Weaknesses – fraquezas
  • Opportunities – oportunidades
  • Threats – ameaças

Na análise SWOT, existe a verificação de ambiente interno e externo. O interno é referente às forças e fraquezas, e o externo, as oportunidades e ameaças.

Quando montamos um projeto, precisamos analisar diversas contrapartidas. Quando colocado em uma análise SWOT, verificamos primeiramente quais as forças que o projeto possui. Alcança um bom público? Ajuda socialmente? Em seguida, vem as fraquezas, que também são pontos importantes. Não desanime! Toda boa ideia tem fraquezas, é importante para nós as encontrar e tentar ao máximo corrigi-la e melhorar.

Em seguida, vem o ambiente externo. Nesse caso, analisamos tudo fora do nosso alcance e como interferem em nosso projeto. Quais outros já existiram, quais locais são adequados, o que pode faltar em questão de mão de obra, e outros assuntos externos que possam impactar nossa ideia.

Com todas essas super dicas de planejamento estratégico e criativo, não tem mais desculpas para deixar seu projeto na gaveta! É hora de colocar a mão na massa e trazer à tona todas as ideias incríveis que rondam sua mente.

 

Tem dúvidas? Precisa de ajuda para elaboração dos projetos? Entre em contato com a gente!