Sempre que nossa cabeça trabalha dia e noite em uma ideia para um projeto, nosso primeiro pensamento é colocar no papel. Mas, como exatamente fazemos isso? Os projetos culturais, independente da lei em que serão aplicados e aprovados, possuem modelos básicos de montagem, mesmo que não exista uma fórmula totalmente pronta de elaboração.
Visando a ajuda nesse perrengue, a Ativaz explica neste texto as etapas básicas que todo projeto precisa ter, e como desenvolver cada tópico. Vem com a gente!
A IDEIA
A elaboração de um projeto cultural deve partir de uma realidade do ambiente social, histórico e cultural de seu campo de atuação. Assim, o projeto interfere em situações às vezes complexas, e suas ações devem estar vinculadas ao contexto no qual irá ser realizado.
Ao mesmo tempo, cada item do projeto deve estar interligado. Isso significa que, na prática, quando estamos planejando e estruturando um projeto, cada atividade deve se remeter aos seus objetivos específicos, e estes, ao objetivo principal, aos resultados.
Para ajudar na elaboração dessa ideia, usamos 4 perguntas básicas:
- O quê? – Indicar as ações que devem ser previstas, com seus respectivos prazos.
- Para quem? – A quem o projeto se destina.
- Como? – Apresentar as metodologias de execução e viabilização das ações, prevendo os possíveis parceiros, patrocinadores, fornecedores, etc.
- Quem? – Estruturação de equipe para o projeto, com divisão e compartilhamento de responsabilidades.
A estrutura do projeto cultural deve conter tópicos básicos para sua compreensão geral contendo elementos que o justifiquem como ação necessária a ser realizada por um grupo, em um determinado local e por um período de tempo delimitado
A estrutura base de um projeto cultural deve conter alguns tópicos importantes para sua compreensão, contendo elementos que justifiquem as ações como necessárias a serem realizadas por um grupo, naquele local, período de tempo e quantidade.
Essa estrutura, ou roteiro, é um documento orientador na construção do projeto. Porém, sua dimensão e seu formato deverão ser adequados a cada proposta, dependendo de sua natureza, finalidade e complexidade.
ORDEM DE TÓPICOS BÁSICOS
Apresentação: É a apresentação geral do projeto, buscando mostrar as ações a serem desenvolvidas, de que forma (método) e em que contexto. Esse texto deve ser claro, conciso e demonstrar a interligação das ideias.
Objetivos: Os objetivos são organizados de acordo com a natureza e sua finalidade. Eles são a afirmação propositiva do que se quer com o projeto e, ao final da sua realização, devem ser comprovados.
- Objetivo geral (principal): tem caráter mais amplo, para o qual o projeto irá contribuir.
- Objetivos específicos: devem ser precisos, mensuráveis, realistas e possíveis de serem atingidos nos limites da proposta. Devem ser alcançados pelo conjunto de ações do projeto.
Detalhamento da proposta: No seu detalhamento, além da descrição de suas atividades e produtos, deve constar sua metodologia de trabalho, respondendo como serão viabilizadas as ações e estratégias para alcançar os resultados esperados. Como referência, podemos indicar:
- Detalhamento de produto: tiragem, características específicas, conteúdos inseridos, circulação, difusão e distribuição, entre outros.
- Detalhamento de ações: programação de eventos artísticos e culturais (festivais, seminários, etc.), conteúdos abordados, forma de organização, entre outros.
Justificativa: O objetivo deste tópico é demonstrar o que motivou a elaboração do projeto, indicando informações do local onde serão desenvolvidas as ações. Deve-se apresentar as respostas, a relevância do projeto cultural para o seu público-alvo e os impactos de sua realização
Resultados: É fundamental definir quais são os resultados da proposta, para melhor compreensão das suas finalidades. Tais resultados podem e devem ser apresentados de forma qualitativa e quantitativa para uma avaliação posterior mais precisa e coerente com o todo da proposta.
Público beneficiado: Nesta etapa devemos apresentar para quem as ações do projeto se destinam; ou seja, definir quem será beneficiado pelo projeto. É importante ressaltar que, em geral, os projetos dirigem-se a públicos específicos e mensuráveis. Torna-se importante, portanto, prever e indicar quais públicos diretos e indiretos o projeto pode beneficiar, seja como espectador, seja por meio da contratação de mão de obra para sua realização ou fomentando uma rede produtiva no local onde será realizado.
Democratização do acesso: É o conjunto de ações do projeto que apresenta as possibilidades de promoção de iniciativas democráticas voltadas para a igualdade de oportunidades de acesso e fruição de bens, serviços e produtos culturais.
Acessibilidade: Esse é um ponto fundamental a ser discutido durante a elaboração de projetos. Não se trata apenas de demonstrar a sua capacidade de permitir acesso às pessoas com necessidades especiais (sejam elas motoras, auditivas, visuais, intelectuais e/ou mentais) para cumprir uma exigência da legislação, mas, sim, de garantir e facilitar o acesso de mais pessoas ao produto cultural disponível como direito.
Contrapartida social: As contrapartidas são uma espécie de “recompensa” ou garantia. Elas são oferecidas em troca de algo, como o apoio que é dado a um projeto cultural. Quando são bem definidas, ajudam a aumentar a atratividade e as chances de sucesso da sua realização.
Cronograma de atividades: O cronograma é a ferramenta para descrever todas as etapas e atividades a serem desenvolvidas para o projeto, determinando, em forma de quadro, o seu período necessário de realização. Normalmente, é uma indicação por mês, mas dependendo da necessidade de detalhamento, pode ser feito por semanas/dias, e ainda nos ajuda a visualizar que, em determinados períodos, mais de uma etapa pode estar em andamento simultaneamente.
Plano de Comunicação: O plano deve apresentar a proposta e os instrumentos a serem utilizados para a promoção e divulgação do projeto cultural. A escolha dos meios deve levar em consideração o equilíbrio entre a solicitação de patrocínios, apoios e a construção de parcerias e suas reciprocidades
Equipe Técnica: Apresentar as funções e cargos da equipe e os respectivos nomes dos profissionais responsáveis que irão atuar no projeto. Apresentar um pequeno currículo dos principais participantes, que justifica a sua participação no projeto e sua responsabilidade.
Orçamento: A formatação e a metodologia para montar um orçamento dependerão da dimensão do projeto: quanto mais complexo, maior é o detalhamento orçamentário. Todas as despesas deverão ser especificadas, como os recursos humanos, materiais/físicos, os serviços de terceiros, custos administrativos e os demais custos, que variam de acordo com o projeto. É importante que os valores sejam equivalentes aos de mercado, e distribuídos, de preferência, em uma planilha que indique quantidades, valores, local de compra, etc.
Ufa! São realmente muitas etapas, mas com atenção e tempo, seguindo a ordem básica, seu projeto sairá rapidamente de um pensamento para um documento bem estruturado e conciso! E não esqueça de consultar antecipadamente o edital que deseja, para analisar quais tópicos e itens também precisam estar inclusos na sua elaboração.
Relembrando: a Ativaz também te ajuda a elaborar projetos! Vem bater um papo com a gente para saber mais.