O Cine Belluzzo de Bariri-SP foi o palco da estreia de dois emocionantes curtas-metragens em stop motion, na noite de terça-feira (28), com entrada gratuita e aberta ao público. As obras, que abordam temas de inclusão, amizade e superação, são frutos de uma colaboração inspiradora entre a Bela Balela, sob a direção de Ricardo Rodrigues, e a produção executiva da Ativaz Produções.
Bolinha de Gude foi inteiramente produzido nas oficinas da APAE de Bariri, proporcionando aos participantes uma experiência prática e educativa. Já Três Marias – Catador de Aranhas foi realizado no estúdio da Bela Balela, em Jaú, com a contrapartida das oficinas na APAE, enriquecendo tanto o ambiente educacional quanto o profissional dos envolvidos.
Estes projetos receberam apoio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (PRONAC) e contaram com o patrocínio das empresas FK Grupo e Toffano, reforçando o compromisso com a arte e a educação.
Sobre os Filmes
Bolinha de Gude se passa nos anos 70 e conta a história de Diego, um garoto que lidera um grupo de crianças em uma partida de bolinhas de gude. A chegada de Mauri, um menino com paralisia cerebral, desafia as percepções do grupo sobre habilidade e inclusão, culminando em uma lição de humildade e amizade.
Já em Três Marias – Catador de Aranhas, ambientado na mesma época, segue Hugo, um garoto autista, e sua amiga Eva em aventuras pela vila rural onde vivem. Através de sua amizade com o Sr. Vitor, um idoso estigmatizado pela comunidade, eles exploram temas de coragem, aceitação e a beleza das diferenças.

Sobre Ricardo Rodrigues
Ricardo Rodrigues, um cineasta, educador, diretor e produtor cultural reconhecido, lidera projetos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como com pessoas com deficiência.
Com um portfólio que inclui o premiado curta Os Engraxates no Mapa Cultural Paulista, Rodrigues já produziu 20 curtas e longas autorais, além de 12 peças e esquetes teatrais em escolas e entidades sociais.
Atualmente, dirige o longa-metragem Criolando, o Anjo das Flores, que também ganhará uma versão em stop motion. Na mesma modalidade, Ricardo já produziu outros três filmes, com destaque para O Mundo de Diego, também produzido na entidade baririense, que, em 2023, levou dois prêmios de Melhor Animação: um no Primeiro Festival Internacional de Filme e Educação “EducAção” e outro no Festival de Cinema Amador Escolar “Abacaxi de Ouro”.
Confira as publicações sobre os filmes:
SBT Central: https://www.facebook.com/sbtcentral/videos/1168833844537278
Jornal da Cidade de Bauru: https://sampi.net.br/bauru/noticias/2835311/cultura/2024/05/curtas-de-stop-motion-estreiam-em-bariri
Central da Notícia: https://www.facebook.com/photo/?fbid=998144701669557&set=a.649828536501177
91 FM: https://www.facebook.com/91fmbariri/videos/1070044468053476
Jornal Candeia: https://jornalcandeia.com.br/cultura/cultura-curtas-metragens-de-stop-motion-estreiam-no-cine-belluzzo/
Bariri Rádio Clube: https://www.facebook.com/baririradioclube/videos/328998890240435
Texto: Mauê Duarte – Ativaz Produções