O termo Marketing Cultural é usado para nomear ações que usam a cultura para divulgar um produto ou marca de uma empresa, segmentando e analisando para isso, seu público-alvo.
Sendo um marketing relativamente novo, com início nos anos 90, mas ganhando força somente agora com o branding, não se restringe apenas ao lucro, mas também a ajudar uma empresa a ter um diferencial no mercado, para superar concorrências e se aproximar de seu público-alvo.
Como funciona?
Para segmentar corretamente e aplicar o este tipo de marketing, o separamos em 4 categorias: de fim, de agente, de meio e misto.
Marketing Cultural de Fim
Ele é tido como o primeiro por abranger tudo, desde a criação do produto ou serviço até o marketing feito em cima dele. Seu foco é um objetivo ligado à cultura.
Marketing Cultural de Agente
Feito por um produtor cultural na empresa, analisa o mercado para saber quais são as ações culturais que se encaixam mais devidamente com a empresa.
Marketing Cultural de Meio
Trabalha com a produção cultural e patrocínios externos.
Marketing Cultural Misto
Neste, duas ou mais empresas patrocinam um mesmo projeto, apoiando o seu negócio e dos envolvidos. O desafio nesta segmentação acaba sendo o de destaque entre as marcas e o mercado.
Não importa a categoria, desde que escolha um objetivo que se conecte com seus objetivos de negócio, estabelecendo uma conexão com a sua empresa.
Para isso, identifique as necessidades de seu público em questões sociais, deixando claro que sua empresa pode ajudar.
Por fim, o Marketing Cultural é extremamente necessário para uma empresa sustentável e engajada socialmente, extremamente necessário, principalmente nos dias atuais! Ter uma equipe que em conjunto consiga aprimorar e melhorar sua empresa em questões socioculturais é imprescindível.
E aí, esse texto ajudou? Tem dúvidas? Conta pra gente!