O projeto “Arte em Amarrio” surgiu com o objetivo de resgatar e difundir a técnica artesanal do Amarrio, que consiste na produção de peças feitas com nós aplicados em fios e tecidos. O grupo “O Amarrio de Bariri”, formado por mulheres que se organizam para ensinar, produzir e comercializar sua arte, foi o responsável por manter viva essa tradição regional, que teve início há mais de 100 anos na cidade de Bariri.
Em comemoração ao centenário do Amarrio de Bariri, o projeto apresentou uma exposição online em realidade virtual, permitindo que pessoas de qualquer lugar do mundo pudessem conhecer e apreciar essa técnica tão especial e importante para a cultura local. Além disso, o projeto também ofereceu oficinas de “Empreendedorismo Feminino” e de “Web Design” para mulheres e jovens da rede pública escolar, capacitando-os para o mercado de trabalho e ampliando seus horizontes.
A exposição virtual “Arte em Amarrio” teve como objetivo valorizar os ofícios regionais e incentivar a retomada e solidificação da cena cultural regional. Além disso, buscava integrar e inserir as artes regionais ao mundo contemporâneo digital, gerando renda e desenvolvimento social. O projeto também fomentou e propagou técnicas artísticas inerentes à cultura local, estimulando o desenvolvimento das mulheres artesãs e jovens ao mercado digital de forma democrática e sustentável.
Ao término da exposição e das oficinas do Amarrio, foi iniciado o módulo de “Empreendedorismo Feminino” com duração de quatro semanas e conteúdo independente, online. As usuárias das oficinas do Amarrio e as empreendedoras criativas tiveram a oportunidade de aprender sobre como enfrentar as dificuldades do empreendedorismo para as mulheres na sociedade atual, formar um negócio criativo, técnicas de venda e marketing, formação de preço e fotografia de produtos para e-commerce.
Paralelamente ao módulo de empreendedorismo feminino, também foi iniciada a oficina de Web Design para jovens da rede pública de ensino de baixa renda de Bariri e para alunos da APAE bariri, em uma escola de referência na cidade (Microlins). Durante o curso, os alunos aprenderam a criar e desenvolver websites, interfaces para sistemas web e páginas na internet, desde redes sociais até lojas virtuais, utilizando as principais ferramentas para a criação e desenvolvimento de websites. Os ensinamentos incluíram Corel, Photoshop, Dreweaver e criatividade. Os alunos receberam um certificado de participação e conclusão das oficinas de Web Design em uma pequena convenção para entrega. Este curso gratuito de Web Design foi inédito na cidade de Bariri e representou uma grande oportunidade para os jovens de baixa renda interessados na área.
Com a realização do projeto “Arte em Amarrio”, foi possível gerar estreitamento de vínculos, convívio e compartilhamento através do artesanato e artes visuais, incitando a cidadania e ampliando os horizontes das artes regionais.
Exposição:
Assista a Playlist de oficinas – Amarrio:
Empreendedorismo Feminino:
Imprensa:
Projeto promove oficinas de amarrio online
Rádio Clube: https://www.facebook.com/noemi.rodrigues.923/posts/3711366532285671
Fotos (Por Aline Rodrigues):