O projeto “Pinta e Borda” foi uma iniciativa que buscou valorizar e ressignificar práticas tradicionais como o bordado, tornando-o uma expressão artística moderna e criativa. Com a utilização da técnica de aquarela, o projeto permitiu a criação de autorretratos em quadros bastidores, possibilitando uma verdadeira imersão no autoconhecimento e na meditação.
Através da videoaula ministrada pela designer Noemi Rodrigues, os participantes puderam aprender as técnicas necessárias para a criação de seus próprios autorretratos em bordado, com a mistura de cores e texturas da aquarela. Além disso, o projeto também teve como objetivo promover a inclusão social, através da garantia de acesso gratuito às técnicas arrojadas do bordado e da aquarela, estimulando a criatividade e a transmissão de saberes.
Com a realização deste projeto, a cultura local foi fortalecida e as artes manuais ganharam ainda mais visibilidade, possibilitando novas formas de utilização dessas práticas no cotidiano. Além disso, a iniciativa permitiu a continuidade do bordado livre como uma técnica artística moderna e criativa, incentivando a prática dessa expressão artística como uma ferramenta para aprimoramento de habilidades fundamentais para o ser humano, como a memória e a concentração.
Assista a aula: