Sobre o Livro:
O projeto “Jahu, Terra de Índio” foi realizado com o objetivo de criar um livro infantil original, em forma de poesia, narrado por um menino Kaingang – povo indígena que habitou a região de Jaú antes da chegada dos europeus. Através de uma perspectiva infantil e inocente, o protagonista retrata a cultura indígena Kaingang. A história culminou com a chegada da expedição dos bandeirantes, marcando o primeiro contato entre os indígenas dessa região e o homem branco. A narrativa se baseia principalmente em uma lenda jauense, sobre um “índio valente” que se transformou em um “peixe bravio, audacioso e esquivo”, dando origem ao nome da cidade “Jahu”.
As ilustrações do livro foram criadas em bordado artístico especialmente desenvolvido para compor a obra. A etnia Kaingang, juntamente com os Guaranis, eram os habitantes originais das florestas da região antes da chegada do homem branco. Ambos os povos representavam os maiores grupos indígenas na região paulista.
Infelizmente, os Kaingangs que habitavam Jaú foram extintos, devido ao extermínio e à migração dos povos para outros lugares. Atualmente, restam apenas dois povos no estado de São Paulo, a de Vanuíre e Icatu, ambas localizadas próximas à cidade de Tupã.
Contrapartida
O projeto também incluiu a gravação e disponibilização de um vídeo contando a história do livro para a Secretaria da Cultura e a de Educação de Jahu. Foram distribuídos 55 livros gratuitamente para escolas e bibliotecas da Prefeitura de Jaú.
Relevância
O projeto “Jahu, Terra de Índio” buscou resgatar e valorizar a cultura indígena e a história dos povos que habitavam a região antes da chegada dos colonizadores, oferecendo uma visão lúdica e educativa para as crianças por meio de uma obra literária encantadora e ilustrações cuidadosamente elaboradas.
Assista a contação de histórias:
Produção relacionada à divulgação:
Imagens: